Na última Sexta-feira, 28/09, os alunos do ensino fundamental “PROJETO SEMEANDO O FUTURO”, acompanhados por professores, coordenação pedagógica e monitores, realizaram uma visita à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Nova Aliança.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Luciano Lourenço, o objetivo da visita foi promover uma ação de educação ambiental com foco em tornar públicas a existência e a importância da ETE.
ETE
Os efluentes domésticos gerados pela população urbana são coletados e encaminhados para o sistema de tratamento de esgoto (ETE-2), localizado na vicinal que liga o distrito de Nova Itapirema, s/nº, zona rural.
Trata-se de um sistema australiano, composto por uma lagoa anaeróbias, e uma lagoa facultativa.
O esgoto passa, ainda, por um processo de aeração que incorpora o oxigênio da atmosfera para o efluente final, contribuindo em melhorias para o curso d’água do Córrego da borboleta , Todo lodo gerado no processo, fica acumulado no fundo da própria lagoa, com previsão de retirada e destinação final, de acordo com projeto.
Anualmente, é realizada avaliação do automonitoramento da ETE por técnicos do Departamento Municipal de Meio Ambiente.
Vale lembrar que Nova Aliança é um município que possui 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e todo o esgoto coletado é tratado, o que impacta diretamente na saúde, no meio ambiente, e no desenvolvimento e crescimento da cidade.