Prefeitura Municipal de Nova Aliança-SP -   Geografia

Geografia

Localização

Nova Aliança está situada na região sudeste do Brasil, na microrregião de São José do Rio Preto. Localiza-se a uma latitude 21º 00′ 57″ sul e na longitude 49º 29′ 46″ oeste de Greenwich, estando a uma altitude de 464 metros.

Ocupa uma área de 217,3 quilômetros quadrados e situa-se a 443 km da capital paulista. Limita-se com os municípios de Bady Bassitt, Mendonça, Potirendaba, Jaci e José Bonifácio.

 

Rodovias

– SP-355 Rodovia Maurício Goulart – acesso a Bady Bassitt e o distrito de Nova Itapirema, seguindo até Mendonça.
– Estrada Municipal para Santo Antônio das Perobas, seguindo até a BR-153 (Rodovia Transbrasiliana), com acesso a José Bonifácio, Jaci e São José do Rio Preto.
– Rodovia Antonio Molinari – acesso a Potirendaba.

 

Divisão

Distrito de Nova Irapirema, distante oito quilômetros.
Bairro de Monte Belo, quatro quilômetros ao município de Mendonça.

 

Hidrografia

O município está sobre o Aquífero Guarani, maior reserva subterrânea de água potavél do planeta.
Os componentes principais da rede hidrográfica são os rios Borá, Fartura e Borboleta.

 

Clima e Temperatura

O clima de Nova Aliança é o tropical com inverno seco (Aw na classificação de Köppen) com temperatura média compensada anual de 23,5 °C,[16] tendo a média das máximas de 30 °C[17] e a média das mínimas de 19 °C.[18] A precipitação pluviométrica média é de 1 230 mm/ano, concentrados entre outubro e abril. O tempo aproximado de insolação é de 2 530 horas anuais, com umidade relativa do ar é de 66%, podendo, principalmente no inverno, ficar abaixo dos 20%.

This will close in 20 seconds