A unidade do Ganha Tempo de Nova Aliança foi inaugurada nesta quinta-feira (5) pelo prefeito Vandil Baptista Casemiro (PDT) e pela vice-presidente do Detran (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo), Neiva Aparecida Doretto. Autoridades municipais e do órgão do Estado estiveram presentes, como a nova presidente da Câmara Municipal, Neusa Aparecida Ciltri Viera (PDT).
O vereador Valtinho Della Coletta (PRB) discurso em nome da Câmara Municipal afirmando que a inauguração do Ganha Tempo foi uma grande conquista para a cidade. Ele lembrou que muitos moradores passaram por situações constrangedoras para tratar de assuntos relacionados à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou documentação de veículos quando tinham que se dirigir à Delegacia de Polícia e lá se deparavam com criminosos algemados. Destacou, no entanto, que os funcionários do Detran na Delegacia sempre foram muito atenciosos e prestativos com toda a população. “Não temos do que reclamar dos servidores”.
A vice-presidente do Detran afirmou que desde 2011 vem sendo implantado esse novo modelo de atendimento no Estado. “Esse novo conceito de atendimento não seria possível sem as parcerias com os municípios”, frisou, elogiando a administração municipal pela vontade política de fazer funcionar a unidade do Ganha Tempo na cidade.
Atualmente são feitos, em média, cerca de 700 serviços por mês para licenciamento de veículos, expedição e renovação de CNH. Disse que o Detran investiu R$ 161 mil em comunicação visual, equipamentos, infraestrutura de rede de logística, mobiliário, sistemas e uniformes para os funcionários.
O imóvel alocado pela prefeitura possui 233 metros quadrados e foi totalmente adequado para os serviços do Detran. Neiva destacou que enquanto em outros Estados a média de tempo para habilitação, renovação da CNH, licenciamento de veículos é de três dias no Ganha Tempo é de apenas um dia. “Alguns documentos saem na hora”, frisou.
“Hoje são 43 serviços online à disposição dos cidadãos nas unidades do Ganha Tempo e muitos deles disponíveis pela internet”, informou Neiva, acrescentando que no Estado já são 266 unidades em funcionamento.
Para o prefeito Vandil a unidade do Ganha Tempo não era um sonho, era uma necessidade, uma demanda que há muito tempo a população de Nova Aliança precisava. Além dos serviços do Detran, o prefeito informou que brevemente estará funcionando no local os serviços para expedição da Carteira de Trabalho e de retirada do RG. A Junta do Serviço Militar (JMS) também estará funcionando no local.
O prefeito também pretende instalar no local uma agência do Banco do Povo e futuramente outros serviços, como expedição de segundas vias de contas de água e do carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Durante a inauguração do Ganha Tempo, o prefeito também revelou que está fazendo entendimentos com a Justiça Eleitoral para que Nova Aliança fique vinculada à Comarca de Potirendaba e não mais à São José do Rio Preto. “Se isso ocorrer vamos requerer que funcione em nosso Ganha Tempo um posto do cartório eleitoral”.